Hábitos que aumentam a longevidade

Hábitos saudáveis são conhecidos pela maioria das pessoas hoje em dia. No entanto, o difícil mesmo é encontrar quem tenha todos eles incorporados à própria rotina. De acordo com os resultados publicados na revista Circulation, da Associação Americana do Coração (AHA), adotar bons hábitos podem prolongar a sobrevida em mais de uma década.

O grupo de pesquisadores, liderados pela Dra. Yanping Li, do departamento de Nutrição de Harvard (EUA), analisou dados históricos de mais de 123,2 mil homens e mulheres entre 1980 e 2014, nos Estados Unidos. O objetivo era entender o quanto a adoção de cinco hábitos benéficos para a saúde aumentaria a expectativa de vida de uma pessoa.

Os hábitos são os seguintes:

  • Não fumar cigarro
  • Ter uma dieta equilibrada
  • Manter um IMC (índice de massa corporal) entre 18,5 e 24,9 kg/m²
  • Manter um ritmo de 30 minutos diários de exercício moderado a intenso
  • Consumo moderado de álcool

O estudo usou uma série de bases de dados de saúde e relacionou fatores de estilo de vida de baixo risco às taxas de mortalidade nos EUA. Além disso, comparou como os diferentes hábitos citados se distribuem na população americana e, por fim, computou a mortalidade por idade no país. Cada um dos hábitos está relacionado a fatores que contribuem para a prevenção de doenças como câncer, diabetes ou de ordem cardiovascular.

A realização de atividades físicas associada a controle de peso também ajuda a reduzir diabetes, riscos associados a doenças cardiovasculares e câncer de mama. Quanto a consumo de álcool, os pesquisadores observam que, embora não exista um estudo que relacione o consumo de álcool a doenças crônicas a longo prazo, o consumo moderado de bebidas está associado a benefícios cardiovasculares em uma série de trabalhos. A análise final, diz a pesquisa recente, “indica que combinações dos fatores de estilo de vida saudável são particularmente poderosos”. “Quanto maior o número de fatores de baixo risco, maior é o potencial de se alcançar uma expectativa de vida mais prolongada.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s