Exame de sangue para detecção precoce do câncer

Recentemente foi publicado um artigo científico na revista Science sobre os avanços de uma equipe internacional de cientistas que desenvolveu um exame de sangue não invasivo que pode detectar de forma precoce oito tipos comuns de câncer.

A descrição deste exame, baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas, é o resultado do trabalho de uma equipe liderada por Joshua Cohen, do Centro Ludwig de Pesquisa do Câncer, na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Estados Unidos).

O exame, denominado CancerSEEK, analisa mutações em 16 genes que estão vinculadas a diferentes tumores, bem como dez biomarcadores de proteínas que circulam no sangue.

A princípio, este novo método de diagnóstico foi elaborado para detectar o câncer de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

O diagnóstico precoce do câncer é importante para que não ocorram metástases e a disseminação da doença pelo corpo. O exame ainda se encontra em estudo e não é padronizado, sem previsão para uso até o momento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s