Amamentação

A amamentação protege as mães do câncer de mama e os bebês do sobrepeso e da obesidade. A criança deve receber somente leite materno até os seis meses de vida. A partir de então, deve receber alimentação complementar saudável mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Pesquisas mostram que receber o leite materno protege a criança contra o sobrepeso e a obesidade desde a infância até a fase adulta. Isso ocorre, pois a leptina, um hormônio presente no leite materno ajuda a regular o metabolismo energético, ou seja, a transformação dos alimentos em energia e seu armazenamento no corpo do bebê.

Além da proteção do bebê, a mãe também se beneficia, pois amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama. Enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário. Assim, se houver células agredidas, elas são eliminadas e renovadas. Quando termina a lactação, várias células se autodestroem, dentre elas algumas que poderiam ter lesões no material genético. Outro benefício é que as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem durante o período de aleitamento.

Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe e o bebê. Portanto, amamente e encoraje o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

2 comentários em “Amamentação

  1. Fiz um câncer de mama a 6 anos e era um cacinoma in situação ductal, e agora venho com uma tosse a uns três anos e fiz uma tomografia e um pet e mostra um nódulo no pulmão de um 1cm, a um ano e sete meses eu fiz uma tomografia e o nódulo estava com 0,9cm e nesses novos exames 1cm, o pneumologista falava que era por conta da infecção recorrente,mais procurei um cirurgião torácico e vou fazer uma cirurgia. Pergunto é metástase no pulmão? Por favor me oriente sobre o caso.

    Curtir

    1. Olá Marileusa,
      É incomum um nódulo pulmonar isolado estar associado a metástase. As metástases em pulmão geralmente estão associados a múltiplos nódulos difusos. Contudo, é necessária a investigação do nódulo já que ele capta no PET CT, para descartar uma lesão inicial de pulmão, e a melhor forma seria a retirada cirúrgica para uma avaliação detalhada da peça.
      Abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s